LTCAT
O LTCAT, ou Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, é um documento obrigatório para empresas que possuem funcionários expostos a agentes nocivos à saúde durante sua jornada de trabalho. Esse laudo tem como objetivo avaliar as condições ambientais de trabalho e identificar os riscos existentes para a saúde dos trabalhadores.
O documento deve ser elaborado por um profissional especializado em segurança do trabalho e deve conter informações sobre as condições de exposição dos trabalhadores a agentes nocivos, bem como medidas de controle e prevenção adotadas pela empresa. O LTCAT é um complemento ao PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), outro documento obrigatório na área de segurança do trabalho.
O LTCAT é exigido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e sua elaboração é obrigatória para empresas que têm funcionários expostos a agentes nocivos à saúde, como ruído, poeira, calor, radiação, entre outros. É um documento que serve como base para a elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é um documento utilizado para o cálculo da aposentadoria especial.